Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Existe o medo de cantar em público mas tem a solução


    O medo de estar em público atinge a maioria das pessoas. O medo é apontado como o maior inimigo do homem, pois, o medo se torna gigante e chega muitas vezes a escravizar e limitar a criatividade interrompendo o desenvolvimento dos cantores.
    O medo já nasce com as pessoas mas cabe a nós a estarmos sujeitas ou não ás investidas deste fantasma que muitas vezes é somente resultado da nossa mente.
Muitos cantores pressionados pelo medo "trava" e começam a desacreditar nas suas qualidades. E desta forma começam a evitar todas as oportunidades concedida a ele de cantar. Muito triste.
    O que muitos não sabem é que existem formas muito bem sucedidas para as pessoas de tirar este medo que aprisiona.
    Inicia-se o ensino da valorização das qualidades do ser humano resultando assim mais confiança e coragem de enfrentar situações de exposição.
    Todos somos compostos de defeitos naturais, mas também não podemos esquecer que existe em nós qualidades visíveis  e potencialidades prontas a serem aproveitadas.
    O Treino também ajuda a tirar certas pressões psicológicas e o acumulo de complexos beneficiando a retirada psicológica de fracassos e dissabores que a experiência do cantar forneceu. Enfim o treino ajuda a pessoa a tirar toda imagem distorcida e imaginada de um processo psicológico destrutivo.
    A técnica vocal do "O Cantar Consciente" tem sido bem sucedida para todos que querem realmente se livrar de muitos traumas criados em apresentações em público. Mas de nada adiantara se a pessoa não se permitir curar-se, isto é, tem que se trabalhar tudo: expressão, voz, articulação, vocabulário, postura, ressonância, respiração, dinâmica, interpretação....... e muito mais. O que muitas pessoas pecam é achar que o instrutor esta também para humilha-lo este pensamentos muitas vezes esta em pessoas que tem maior dificuldade de aceitar suas limitações e seus medos.
    O instrutor tem um papel fundamental de fazer com que o aluno adquira confiança criando assim um poder interior/ coragem, buscando mais qualidades e se fazendo conhecer, encontrar novo ânimo, encher de esperança esta nova força interior, existindo assim a grande "arma" que o ajudara a combater o medo de cantar em público.
    Não se trata de milagre e sim de conquista de fortalecimento da fé, onde aprendemos a romper o que nos impede de avançar também não é uma solução mágica para resolver as dificuldades dos cantores, mas, tudo ira depender do esforço de cada um, da própria vontade da sua determinação para encontrar dentro de si a tão sonhada força: cantar sem medo.
    Quando a confiança começa aparecer a consciência dos aspectos positivos e das qualidades existentes encontram o caminho livre para o aperfeiçoamento e a inicialização gradativa da coragem.
    Nesta etapa o aluno começa a perceber que os defeitos e as falhas começam a desaparecer ou até mesmo perder a importância, enfraquece qualquer tipo de palavra negativa. Muitas vezes este processo é lento e simples para algumas pessoas e para outras  leva  muito mais tempo para ocorrer transformação e para isso é necessário persistência. Tem que querer mudar, tem que aceitar os mais profundos medos que estarão sendo colocados na superfície da vida onde com energia e coração a fim de desejar a mudança.
Vânia Souza
vaniasouzacantora@hotmail.com
 

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom Vânia. O que percebo em mim, no entanto, é que sou de fases; em algumas estou bem solta e em outras extremamente presa :(. Ficar nervosa atrapalha e muito o cantar, a voz some, treme, falta o ar, a gente desafina, a garganta seca, é terrível e aí tudo que a gente imaginou de lindo vai por água abaixo :(. Acho que meu problema foi originado de um trauma na infância, quando eu ensaiei uma música e o pessoal da igreja disse que era pra eu ter ensaiado outra e me fizeram cantar esta outra, que eu não tinha extensão para tal... Mas tenho fé em Deus de que irei superá-lo, sei que o importante é não desistir. Sei do dom que Ele me deu e não posso desistir.

Anônimo disse...

Dizem que eu canto bem...mais morro de vergonha, e acho que não canto nada bem

Consultoria Filosófica Vânia Souza disse...

Olá Izis Alves, Vc ja procurou um profissional da música para lhe ajudar? será muito bom quando a aula de canto está aliado com o psicológico do aluno.

Consultoria Filosófica Vânia Souza disse...

Cante com a alma e para de julgamentos. Tire toda a vergonha mergulhando na letra da música.