Pesquisar este blog

domingo, 6 de novembro de 2011

“O CANTAR CONSCIENTE”


VÂNIA SOUZA

“FALA DEUS”



Porque fazer aula de Canto?

Crônicas 15:22 E Quenanias, príncipe dos Levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido.

OBS.: Quando encontrar um professor de canto, peça a confirmação para Deus. ( O professor deve ser escolhido por Deus.)

Por incrível que pareça, ainda existem levitas que acreditam que o dom de cantar é suficiente, sem ter a necessidade de aprimorar-se. Na Palavra há vários versículos com instrução para o levita.

*Números 18 v. 29 De todos os vossos dons oferecereis toda a oferta alçada do Senhor: do melhor deles, a sua santa parte.

*I Crônicas 25:6 Todos estes estavam sob a direção respectivamente de seus pais, para o canto da Casa do SENHOR, com címbalos, alaúdes e harpas, para o ministério da Casa de Deus, estando Asafe, Jedutum e Hemã debaixo das ordens do rei.

*I Crônicas 25:7 O número deles, juntamente com seus imãos instruídos no canto do SENHOR, todos eles mestres, era de duzentos e oitenta e oito.

*I coríntios cap. 14 v. 12 Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.





Um adorador de verdade é alguém que vive uma vida consagrada, de serviço a Deus.



Levita

(Aquele que dança, canta, toca um instrumento ou interpreta) Sacerdote e Ministro de Sacrifícios Descentes de Levi, escolhidos por Deus para servir no Tabernáculo.

A Ministração de Louvor, exige total responsabilidade, entrega e dedicação, por se tratar de um ministério, c/ peso Pastoral.

Deus não nos chamou para tocarmos ou dançarmos, Ele nos chamou para que usemos essas ferramentas, para gerar resultados proféticos, resultados de milagres... Falar sobre curar pessoas através da música e da dança.





Salmos 47



1 Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de júbilo. 2 Porque o Senhor Altíssimo é tremendo; é grande Rei sobre toda a terra. 3 Ele nos sujeitou povos e nações sob os nossos pés. 4 Escolheu para nós a nossa herança, a glória de Jacó, a quem amou. 5 Deus subiu entre aplausos, o Senhor subiu ao som de trombeta. 6 Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores. 7 Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com inteligência. 8 Deus reina sobre as nações; Deus está sentado sobre o seu santo trono.

Devemos cantar a música de Deus. Portanto, qualquer estilo musical, santo e reverente, pode ser usado, desde que possua harmonia e inteligência musical: “Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência.” (Salmos 47:7).

As músicas que dão ênfase ao “sentir” e não ao “pensar”, que enfatizam mais o “som”, a “melodia” e não a “mensagem” não é de boa qualidade. Qualquer música que enfatiza mais a “adoração” no corpo [bater palmas, levantar as mãos, etc.] do que no “espírito” não serve para a verdadeira adoração “em espírito”. Andamos por fé e não por vista (II Coríntios 5:7).

A música deve ser instrutiva. Através dela devemos aprender doutrina: “... ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor...” (Colossenses 3:16). Em seu cântico, Moisés enfatiza a importância da doutrina: “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva...” (Deuteronômio 32:2).

A adoração “em espírito e em verdade” (João 4:23-24), é aquela que é espiritual (em espírito) e doutrinária (em verdade). Em “espírito” fala da conduta do adorador, enquanto em “verdade” fala da forma como devemos adorar. Não podemos adorar a Deus de qualquer maneira, mas somente através da verdade, ainda que nossa adoração seja muito animada e fervorosa. Por outro lado não podemos também adorar a Deus com uma teologia impecável, desassociada do fervor espiritual. Paulo nos exorta a sermos fervorosos no espírito (Romanos 12:11).

Deus não quer ouvir a nossa música, Ele quer ouvir a música de Deus . A música de Deus deve ser entoada com voz de triunfo (Salmos 47:1) com voz de melodia (Isaías 51:3), como um sacrifício de júbilo (Salmos 27:6) como um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios (Hebreus 13:15).

Como deve ser a música de Deus?

1. A melodia deve ser inteligível (I Coríntios 14:8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?);

2. Deve ser entoada com alegria (Salmos 63:5 A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios. ; Salmos 81:1 Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza: celebrai o Deus de Jacó. ; Salmos 95:1; Salmos 98:4; Salmos 100:1,2; Efésios 5:19; Tiago 5:13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.;

3. Deve ser vocal (II Samuel 19:35; Atos 16:25 E perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam). Devemos evitar melodia sem letra.

4. A letra deve ser inteligível (Salmos 47:7; I Coríntios 14:15);

5. Deve ser ministrada por pessoas escolhidas (I Crônicas 15:16; 16:41);

6. Deve ser ministrada por pessoas consagradas (I Crônicas 15:14);

7. Deve ser ministrada por pessoas responsáveis (II Cônicas 8:14);

8. Deve ser ministrada por pessoas ordenadas para tal (I Crônicas 16:37);

9. Pode ser ministrada por um grande coral (I Crônicas 9:33; 16:16,27; 25:5-7; 23:5);

10. Deve ser instruída por mestres competentes (I Crônicas 15:22 E Quenanias, príncipe dos Levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido.);

11. Deve ser entoada com retidão de coração (Salmos 119:7);

12. Deve ser entoada continuamente (Salmos 35:28; Salmos 71:6; Salmos 145:1,2);

13. Deve ser entoada dia e noite (Apocalipse 4:8);

14. Deve expressar gratidão pela vitória (Salmos 106:47);

15. Deve levar o povo a louvar a Deus (Isaías 43:21 Esse povo que formei para mim, para que me desse louvor.)

vaniasouzacantora@itelefonica.com.br

vaniasouzacantora@hotmail.com

www.vaniasouzainstrutoravocal.blogspot.com



Nenhum comentário: