Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2015




"O Cantar Consciente"
Vânia Souza

Gargarejar com uísque ou similares antes dos ensaios e apresentações ???


Alguns cantores têm o hábito de gargarejar bebidas alcoólicas ou até mesmo de tomar uma dose para “esquentar” a voz antes de ensaios ou apresentações. Essas pessoas geralmente referem que fica mais fácil cantar sob o efeito do álcool. A ação imediata do álcool sobre as paredes da boca e da faringe é o de uma anestesia temporária, o que significa que as sensações nessa região ficam reduzidas. Assim, todo o esforço que se pode estar fazendo para cantar não é percebido e o cantor erroneamente acredita que está cantando melhor. Além disso, o efeito do álcool sobre o sistema nervoso deixa mais desinibidos, mais soltos e, portanto, o medo de uma apresentação pode diminuir.
Contudo, a partir de uma segunda dose (ou até mesmo da primeira, em pessoas mais sensíveis) pode-se perder o controle fino da afinação e do volume de voz, produzindo-se também uma articulação pouco precisa e com desvios nos sons da fala.
A qualidade vocal fica pastosa, comprometida para o canto.
Um outro fator importante é o edema (inchaço) nas pregas vocais causado pela ingestão de várias doses de bebida, principalmente destiladas.

Nenhum comentário: