Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de julho de 2011

AULA DE CANTO & TÉCNICA VOCAL

    Todo profissional da voz, deve ter uma ótima condição vocal e  há necessidade de uma orientação para a preparação vocal e com isso melhorar o seu desempenho vocal.
    Aquele que utiliza a voz como sendo seu instrumento de trabalho deve-se tomar vários cuidados.
    Quando o profissional da voz, percebe que há alguma coisa diferente com a emissão de seu som, deve-se questionar: O que esta acontecendo? - e procurar um especialista. Deve-se ter em mente que falar é diferente de cantar.
    O cantar é uma forma de comunicação e expressão dos sentimentos. O Cantor tem que ser trabalhado, aprimorado, tem que exercitar.
    O dom de cantar existe, mas, as condições anatômicas e fisiológicas auxiliam.
    Um bom cantor tem ótima: audição, voz, deglutição, sensoriais (sensibilidade cervical ou finge-laríngea), anatomicas de cabeça e pescoço. Além disso um bom órgão articulatório da fala, dos órgãos ressonantais, faringe, laringe e o fundamental uma ótima respiração.
    O quadro clínico do cantar tem que estar bom, caso contrário há causas físicas e psicológicas que afetam a laringe e a voz. Ex.: alterações de diabetes, hipertensão arterial, diminuição da capacidade ventilatória pulmonar, insuficiência cardíaca, distúrbios metabolicos, endócrinos, alérgicos, imunológicos, neurológicos, infecciosos, inflamatórios, digestivos e muitos outros.
    O que também provoca muitos problemas vocais é o uso e o abuso de drogas como o álcool, cafeína, tabaco, tranquilizantes, o uso permanente ou prolongado de medicamentos como corticóides, anticoagulantes plaqueatórios, quimioterápicos etc., e os estado de ansiedade, depressão, fadiga, estresses, estafa, insônia, e sindrome pré-menstrual.
    É importante que todo profissional da voz tenha uma auto-percepção sobre sua qualidade vocal é necessário que se tenha consciência para o estudo e treino da técnica vocal, pois, caso contrário não adianta fazer aula.
    Ao treinar técnica deve ser otimista, confiante, participante e principalmente interessado para que se obtenha resultados benéficos.
    Os aspectos físicos e a emissão vocal são considerados quando se faz a avaliação da voz, observando-se: postura, tipo respiratório, ressonância, articulação, ataque vocal, qualidade vocal, ritmo, tessitura, registro, brilho, projeção.

Nenhum comentário: