Pesquisar este blog

domingo, 28 de agosto de 2011

CANTAR & TÉCNICA

    Quando se canta o som correto sempre é bonito, ressoante e muito livre. Consumindo o mínimo de ar. Um som gutural, tenso, muito escuro ou com ar, não é bonito. A voz bem colocada, além de consumir pouquíssimo ar, nunca deixa o cantor rouco. Pelo contrário, é produzida sem esforço, é sonora, bela, completamente flexível e ágil, além de ser fácil de ser controlada para as nuances de dinâmica.
    Lembre-se: O cultivo da técnica vocal se dá ao estudo aplicado com exercícios de respiração, apoio diafragmático, percepção,  afinação, articulação, interpretação,  postura, treino dos ressonadores.         
     Todo cantor precisa utilizar, de forma correta o seu aparelho fonador para não ficar com rouquidão, isto é, forçando a voz. Precisa aprender a desenvolver o seu corpo, sua caixa torácica, pois, o corpo abriga a laringe, que produz os sons vocais e os amplificadores necessários para amplificação do som.
    O canto deve enriquecer a vida e o som deve ser de alto nível refletindo qualidade e sendo um som agradável e afinado ao ouvido.



Nenhum comentário: