Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

"O Cantar consciente"  - Vânia Souza.

Fatores da má qualidade vocal
Antes de gritar, sussurrar, ingerir bebidas alcoólicas, líquidos muito gelados ou quentes, pense no prejuízo que essas ações podem trazer para sua voz. E mais: "Quem tem o estranho hábito de pigarrear constantemente deve saber que isto causa calos nas pregas vocais e, a longo prazo, uma voz rouca". Falar em tom tenso, angustiado ou ansioso também é capaz de ocasionar lesões na laringe. Ambientes com ar condicionado, poluição e até as questões hormonais, principalmente em mulheres, mudam o tom da voz.
2 - Cuidados diários
Evite tossir sem necessidade, fuja das mudanças bruscas de temperatura e não fale em local barulhento. Dê preferência aos alimentos leves e sem tempero forte. É recomendável ainda beber água - no mínimo oito copos por dia, para hidratar as pregas vocais. Caso utilize sua voz profissionalmente, a dica é evitar chocolates e derivados de leite para não perder a modulação vocal. É importante, inclusuve, manter boa postura corporal e não usar roupas apertadas na cintura e no pescoço: elas atrapalham a respiração e, conseqüentemente, a voz.
3 - Abusos freqüentes
"Gritar é o abuso mais comum entre crianças e esportistas. Falar alto e com respiração inadequada é errado, pois para a laringe produzir voz de qualidade é importante que venha um bom fluxo de ar dos pulmões". O cigarro também é um veneno: a fumaça passa pelas cordas vocais e causa grande irritação. Apague definitivamente esse mal!
4 - Nada de automedicação
Pastilhas e sprays até dão sensação de alívio durante a produção da voz, mas devem ser evitados. Isso porque não atuam na laringe e não chegam até as pregas vocais. Além disso, depois do uso, as pessoas tendem a exagerar e falar um pouco mais alto, forçando a área. Portanto, qualquer tipo de recurso, só com orientação de um especialista. 5 - No caminho da prevenção Cuidar da saúde e se alimentar corretamente é o primeiro passo para deixar sua voz tinindo. Coma mais verduras e frutas, sempre mastigando bem para facilitar a digestão e liberar a movimentação do diafragma. Pela manhã, uma boa dica é bocejar bastante para relaxar o conjunto de músculos da boca, faringe e laringe. Experimente!
6 - Alguns alimentos podem ajudar
Para manter-se afinado, invista em porções de maçã e frutas cítricas. Essas saudáveis delícias têm ação adstringente, deixam a saliva mais fina e limpam a laringe. Já água fresca sem gás e em temperatura ambiente ajuda a lubrificar a garganta seca. Por outro lado, carboidratos e açúcares comprometem a qualidade vocal, deixando a saliva mais grossa. Evite a alimentação tardia, ou seja, próxima ao sono, e ainda comidas pesadas e condimentadas demais porque provocam azia, refluxo e má digestão - com um agravante: as substâncias produzidas nessas situações costumam irritar a laringe.
7 - Exercícios fazem bem
Suas pregas vocais também precisam de 'ginástica'. E é importante tomar cuidados. Apoiar o telefone no ombro, por exemplo, prejudica a coluna e a voz. Quem fala com a cabeça inclinada e o queixo levantado comprime a laringe, dificultando a vibração das pregas vocais, causando atrito e aumentando o risco de calos. O ideal é manter o olhar para a frente, sem entortar a cabeça". Profissionais da voz, como cantores, radialistas e professores devem fazer exercícios de aquecimento vocal para melhorar o desempenho e manter a saúde. "As demandas do uso profissional são maiores e mais sofisticadas em qualidade, portanto o risco de desenvolver alteração é mais alto".
Acerte o tom
Se você sofre com a rouquidão, saiba que, para vencê-la, é só mudar alguns hábitos. Exercícios com a voz e alimentos específicos ajudam a superar o problema, mas não faz milagre.

vaniasouzacantora@hotmail.com
vaniasouzacantora@ig.com.br

 

Nenhum comentário: