Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Sou instrutora vocal porque amo ensinar
Quando o coração de um professor pede, ele escreve:
Algumas dicas, que as vezes parecem até simples, mas que são interessantes principalmente para quem está começando e muito mais para os que estão a algum tempo fazendo aula de Canto: 

1 - Relaxe! Vc está aí para aprender. Não fique todo duro, travado ou com vergonha de fazer exercícios, por mais estranhos que pareçam. Não pense que quando o professor esta chamando sua atenção para um determinado assunto ele esta com raiva. Então relaxa.

2 - Não pare durante os vocalises. É importante que vc faça até o fim. É normal a pessoa quando erra parar no meio do exercício. Por esta razão vá se policiando para não errar e o professor de canto esta aí para dizer quantas vezes forem necessário para vc não parar. Não ache que seja pessoal.

3 - Se permita errar. Errar na aula é melhor do que na hora de se apresentar. Isso equivale a dizer que vc deve tentar fazer, saia o som que sair. Se estiver ruim o professor corrige e mais uma vez repito não pense que o professor esta com raiva porque vc não esta acertando. 

4 - Não fique inibido porque o instrutor de canto que está lhe dando aula sabe muito mais do que vc, afinal é por isso que vc está aí, certo? Não misture a amizade que vc tem com o professor durante sua aula, pois ele quer sempre o seu bem e quer ver vc “arrasando” no cantar.

5 – Sinta-se a vontade para conversar no meio dos exercícios, mas sem exageros. Lembrando que conversar um pouco para relaxar é muito bom e não perca o foco. Aproveite a aula. 

6 - Se vc tem dúvidas sobre o exercício, pergunte e tenha confiança no profissional é melhor perguntar do que dizer que entendeu e depois se frustrar. Não perca tempo. 

7 - Não adianta nada fazer aula uma ou duas vezes por semana e depois não fazer mais nada em casa, esperando que a outra semana chegue. Tem que cantar para aplicar o que aprendeu na aula (sem forçar). 

8 - Não pense que vc vai resolver os seus problemas em dois meses. Isso leva tempo. Seis meses para aula de canto é quase nada. 

9 - Complementando a anterior, quanto mais vc se dedicar, mais tempo pensar na voz, mais rápido vai ser o seu desenvolvimento. Professor não faz milagre. 

10 - Não perca o foco. Tenha um objetivo bem traçado, mas respeite os limites da voz. Aprenda a conhecer a sua voz. Não se estresse querendo ter uma voz diferente, pense em fazer o máximo possível com o que vc tem. 
E não esqueça: o professor mostra o caminho, mas não pode formar a sua voz por vc. Não seja passivo no estudo. Faça acontecer.
Vânia Souza
“O Cantar Consciente”
F. 3536-0254

Whats 9.4734-2900

Nenhum comentário: