Pesquisar este blog

sábado, 5 de março de 2011

ATENÇÃO!

     Todos os profissionais da voz devem procurar um som que sai redondo, vibrado, flexível, somando com outras qualidades como a dinâmica sonora, de intensidade: forte, piano, meio-forte, pianíssimo, fortíssimo, é muito importante para se ter uma boa voz, pois, provoca diversos sentimentos.
    Para falar ou cantar bem, com boa voz, é preciso antes de mais nada, que o instrumento esteja em condições ideais de  uso: afinado, aquecido, bem preparado.
    Não podemos nos esquecer que o falar e o cantar, não é senão expressão de ideias, sentimentos. Como sabemos "o homem carrega dentro de sí seu instrumento: é ele o INSTRUMENTO e o INSTRUMENTISTA.", mas é necessário dominar o elemento gerador de som, isto é, o aparelho respiratório, pois, o estudo da respiração é a base da Técnica Vocal.

MECÂNICA DA RESPIRAÇÃO
1- Abdominal.
2- Costal Inferior - onde predomina a mobilização das costelas inferiores.
3- Costal Superior ou Clavicular - com elevação do tórax.
    A inspiração deve ser realizada sempre pelo nariz, pois entrando o ar ele será filtrado e aquecido antes de chegar à garganta.
    É indispensável efetuar diariamente exercícios de respiração profunda, porque no canto é necessário respirar profundamente, para se ganhar um controle absoluto dos músculos da respiração.
    PARA CANTAR NÃO HÁ NECESSIDADE DE INSPIRAR MUITO AR E SIM SABER EXPELÍ-LO COM ECONOMIA.
vaniasouzacantora@itelefonica.com.br

Nenhum comentário: