Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

TOSSE???


RESPONDENDO PEGUNTAS SOBRE TOSSE:

  O aparelho respiratório é formado pelas fossas nasais que se comunicam com a faringe, órgão comum aos aparelhos digestivo e respiratório. Depois vêm a laringe, onde se localizam as cordas vocais, e a traqueia, tubo cartilaginoso que se divide em dois mais finos: os brônquios.

    Dentro dos pulmões, os brônquios sofrem sucessivas divisões, formando ramos cada vez mais fininhos até atingirem os alvéolos onde se realiza a troca gasosa.

    Na parte superior da laringe, fica a epiglote, uma espécie de tampa que evita a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestivo.

    Quando tomamos água, por exemplo, essa tampa se fecha, o líquido corre pelo esôfago e alcança o estômago. Se a epiglote estiver aberta, a água penetrará no sistema respiratório e provocará um acesso de tosse. O mesmo acontece quando, em virtude de um processo inflamatório, infeccioso ou alérgico, começamos a juntar muco que não pode permanecer nos brônquios, bronquíolos e pulmões para não comprometer a respiração.

    A tosse é um reflexo natural do organismo para livrar o aparelho respiratório de substâncias estranhas, de muco ou de partículas absorvidas com a respiração.

Nenhum comentário: